"Sem dúvida esta será a edição do BMS de maior nível técnico", revela Alexandre Carrijo, organizador do evento, sobre a participação de grandes nomes nacionais e internacionais no Brasilia Multisport 2010.
No lado brasileiro, os primeiros nomes a aparecer são Alexandre Manzan e Kenny Sousa, vencedores de outras edições e moradores da cidade, o que teoricamente facilita pelo conhecimento do terreno e clima da região. Aliás os dois atletas aproveitaram a cidade vazia no momento dos jogos do Brasil para treinar.
"Estou torcendo pelo Brasil, mas mesmo com os amigos chamando para ver o jogo e tomar uma cerveja, mantenho o foco nos treinos para o Brasília Multisport. Não vou deixar de fazer nada por causa da copa, vou manter a minha rotina. O futebol já tem muito espaço. Na hora do jogo entre Brasil e Coréia eu estava pedalando e vendo aquela bagunça toda na cidade. É um clima diferente", disse Kenny Sousa.
Para Manzan, não foi diferente. "A Copa está sendo uma maravilha para mim. A cidade está vazia e tranqüila, ou seja, ótima para treinar. Na hora do jogo entre Brasil e Coréia eu aproveitei para remar. Não sou muito fã de futebol", afirma.
Mas outros favoritos como o também brasiliense Frederico Gall, o mineiro Flavio Vianna e o paulista Erasmo Cardoso - Xikito tornarão a disputa muito mais interessante. No feminino, destaque para Barbara Bonfim (campeã de 2008), Mirella Albrecht e Nora Audrá.
Entre os estrangeiros, destaque para Paul Romero, Karen Lundgren e o neozelandês Ian Edmond. O norte-americano Paul Romero, é uma lenda do esporte e um aventureiro por natureza. Em 2010, passou dois meses no Himalaia se preparando para subir o Everest. Logo depois, participou de uma prova de ciclismo enduro de 12 horas. Após participar do BMS, Paul ainda pretende encarar pelo menos um Ironman antes de partir para uma expedição na Antártica, marcada para dezembro.
"Espero um bom nível dos atletas brasileiro, acho que vou ficar impressionado com a evolução na velocidade e na técnica destes competidores. O meu treino de montanha não é o ideal para a competição de multisport, que é incrivelmente rápida, mas eu pretendo correr focando em não cometer grandes erros e com eficiência", diz Paul Romero. "O maior desafio será manter a calma e lembrar que vai ser um longo dia de competição. Também é importante planejar com inteligência para não cometer alguns pequenos erros que são fatais neste formato. Experiência e velocidade são muito necessárias neste tipo de competição".
Casado com a brasileira radicada na nova Zelândia, Nora Audrá, o neozelandês Ian Edmond é outro competidor de alto nível que estará na prova. Ian faturou, em 1995, na Nova Zelândia, o mundial de corridas multisport, conhecido como Coast to Coast. "Todos os meus amigos de Brasília me disseram que vou achar o local da prova maravilhoso. A cidade tem muitos bons atletas, então deve haver lugares muito legais para se treinar por lá".
"Acredito que a alta temperatura será o maior desafio para mim, pois estou indo direto da Nova Zelândia, onde tenho treinando com temperaturas muito baixas", ressalta Ian Edmond.
Para a norte-americana Karen Lundgren, campeã do Ecomotion Brasil 2006 junto com Paul Romero, "O Brasília Multisport vai ser a largada da minha temporada na modalidade. Espero me divertir e ver paisagens belíssimas durante a corrida. Tenho ouvido atletas falarem muito bem da cidade, mal posso esperar para ver por mim mesma".
Revezamento - Mas não é só na categoria solo que a disputa será grande. O time campeão de revezamento em 2009 - formado pelo goiano Santiago Ascenço (melhor triatleta brasileiro no recente IronMan Brasil 2010), pelo gaúcho Gilvan Ribeiro (seleção brasileira de canoagem) e pelos brasilienses Flávio Guimarães (especialista em corridas de rua de 5k) e Clodoaldo Gomes (um dos melhores corredores brasileiros nos 10k) está de volta defendendo o título. Eles formarão a equipe VivaBrasilia.com na busca do bicampeonato e também na quebra do recorde da prova estabelecido por eles ano passado com o tempo de 6h22'30, treze minutos à frente da segunda colocada.
E Jordan Romero, filho de Paul Romero, e que recentemente se tornou o mais jovem a alcançar o cume do Everest, também estará em um time de revezamento formado pelo canoísta extremo Pedro Oliva (ex-recordista mundial de salto em cachoeira), Sebastián Cuattrin (melhor canoísta brasileiro com 4 olimpíadas disputadas), o reporter da rede Globo, Clayton Conservani e Henrique Siqueira.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website