Conheça um pouco mais a história e os integrantes da equipe Tapuia (RN)

Por Redação - 24.Jun.2010

Tradicional, forte e com muitas vitórias no curriculo. Essa é a Tapuia, provavelmente a principal equipe a ser superada nas corridas de aventura do Rio Grande Norte. Na Expedição Carcara 2010 a equipe travou uma disputa acirrada pela vitória, mas devido a problemas fisicos com um dos integrantes, ela foi obrigada a diminuir o ritmo e se contentar com o terceiro lugar.

No início deste ano (2010), os integrantes fizeram uma reunião para decidir o futuro da equipe. Com vários integrantes tendo que sair por problemas particulares, restaram apenas o capitão Fernando Fregni e Patrick Freire. "Ou chamávamos novos componentes ou a equipe acabaria", disse Fregni. "Sem encontrar pessoas com o mesmo objetivo e espírito TAPUIA, anunciamos o fim da nossa equipe".

Dois ex-integrantes da equipe (Jailton e Ingrid) ao tomarem conhecimento da situação, se ofereceram para retornar. Assim a equipe participou da primeira etapa do CPCA. Na semana que antecedia a segunda, eles tiveram que abandonar a equipe novamente... "Não participamos dessa prova e a Tapuia teria novamente o seu fim".

Para a Expedição Carcará (3ª etapa), Fregni e Patrick estavam sem equipe. "Eu fui convidado para competir por três equipes (Rapanui, Carbono Zero e Direction). Os Potiguares convidaram o Patrick", disse Fregni. "No final a equipe Potiguares teve um problema de relacionamento e a Inês, o Mané (Emannuel Benning) e o Patrick estavam sem navegador e me convidaram também. Fui com eles por causa do Patrick, que é um Tapuia."

Que o nome que a equipe teria? A Inês disse que não queria correr com o nome Potiguares e Mané, de Terra de Santa Cruz (PE), era mais um convidado. Haviam dois Tapuias, então pela segunda vez a equipe renasceu. "Competimos, tivemos um resultado excepcional e uma harmonia sem precedentes. A Inês virou Tapuia, a Gilmara vendo o resultado se motivou para voltar e o Soutinho se apresentou para o jogo. Mesmo sem a participação de uma etapa estamos liderando o ranking do CPCA".

A conclusão de seu capitão é que "a equipe TAPUIA tem uma estrela fortíssima que transcede seus integrantes. Como vários outros times, tivemos e temos adversidades, componentes importantes ficam pelo caminho (Tiago, Graciela e Fábio), mas a equipe está aí no topo do CPCA e entre as melhores do BRASIL".

Os resultados da equipe podem ser encontrados em: www.adventuremag.com.br/equipes/tapuia/

Qual a formação atual da equipe?
Fernando Fregni - Major do Exército
Patrick Freire - Dentista
Gustavo Souto - Tenente do Exército
Gilmara Gomes - Educadora Fisica
Inês Lagreca - Empresária (dona de canil)

Origem do nome da equipe
Tapuia era uma nação indígena que, diferente dos Tupiniquins que se aliaram aos portugueses e dos Tupinambás que se aliaram aos holandeses (época do descobrimento), eram extremamente bravos e fortes guerreiros, que lutavam contra tudo e todos.

Histórico da equipe
A equipe foi formada em 2003 e a principio não era competitiva. Ela surgiu da junção de amigos que queriam curtir o esporte apenas participando das corridas. Hoje, a Tapuia é a equipe mais antiga do RN e acho que a segunda do NE.

Como é o treinamento de cada atleta? Como conciliar com o trabalho?
Treinamos individualmente durante a semana. Às vezes dá para conciliar duplas ou trios, mas é difícil. Os treinos de canoagem fazemos em duplas iniciando-os por volta das 4h00 da manhã. Fazemos simulações de provas (conjugando modalidades e navegação em terrenos desconhecidos) às sextas pela noite ou sábado durante o dia.

Quais os pontos fortes de cada atleta e qual a função de cada um na equipe?
Fregni, navegação e força/capitão e navegador; Patrick, determinação e cuidado com os demais atletas/logística; Souto (velocidade e alegria); Gilmara (força e rusticidade/preparadora física) e Inês, competitividade e perseverança

Quais as competições que a equipe participa normalmente?
Circuito Potiguar de Corridas de Aventura (CPCA), Circuito Nordestino de Aventura (CNA), Brasil Wild.

Quais os objetivos da equipe nas Corridas de Aventura?
Figurar entre as melhores do RBCA e ser a tri-campeã do CPCA

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais