A subida da Serra do Lopo foi exigente, mas compensador. O visual panorâmico de toda a região aliviava até as dores nas pernas depois de enfrentar a trilha e a mata fechada de subida. Ponto alto (literalmente) da corrida, para algumas duplas a disputa era quem não ia fazer o rapel, para desfrutar daquele momento. Pela regras, apenas um atleta por equipe fazia a descida de 60 metros.
A prova contou com um total de 170 times e não teve grandes surpresas entre os vencedores, com Selva Kailash e Advogado aventureiro conquistando a primeira posição nas categorias Pró (masculina e mista), Fama e Rio Off Road vencendo na Sport e Marcelo Santos chegando na frente na Solo.
Mas o resultado poderia ter sido diferente na dupla Pro Masculina. A equipe Lontra Radical interpretou errado o race book e acabou desclassificada. A dupla formada por Pablo Bucciareli e Vitor Teixeira foi a primeira a sair da água na etapa inicial de canoagem e saiu para a serra do Lopo em primeiro lugar.
O Haka Race tem incluído uma opção estratégica em suas corridas para evitar gargalos nas seções de técnicas verticais e os atletas tem que decidir o que é melhor para sua equipe naquele momento. A opção nesta etapa era fazer o rapel ou buscar o PC Picote.
A Lontra Radical “bateu cabeça” para encontrar o PC4 (rapel) e decidiu abrir mão da passagem neste ponto de controle e buscar o PC Picote. A equipe chegou em segundo lugar na sua categoria mas soube depois que fora desclassificada. Segundo as regras da prova, a equipe deveria passar obrigatoriamente no PC4 e lá informar se faria ou não o rapel.
“Ficamos surpresos com a desclassificação. Acho que as regras devem ser mais claras e objetivas e não haver chance de interpretação”, disse Vitor Teixeira.
O organizador do Haka Race, Leonardo Barbosa, destacou que, mais uma vez, a participação dos times foi decisiva para o sucesso da etapa. "Foi uma das melhores provas já realizadas até hoje por toda a minha organização. Pouquíssimas equipes abandonaram a prova. Tivemos PCs bem posicionados que exigiram dos atletas uma boa estratégia. Tudo isso fez dessa uma prova especial".
Para duas equipes a corrida foi um pouco mais longa que o esperado. Elas ficaram perdidas na subida para a Serra do Lopo e foram resgatadas somente às 2h00 de domingo. Apesar das dificuldades, todos os atletas estavam bem.
O Haka Race volta em junho, com a prova de mountain bike, o Haka MTB, dias 23 a 26 de junho em São Bento do Sapucaí-SP.
Resultados
Pro Mista
1 - Selva Kailash II
2 – Guaranis
3 – Lebreiros Wiphet
Pro Masculina
1 - Advogado Aventureiro
2 - Irmãos Metrilhas
3 - Los Guanacos
Solo
1 - Marcelos Santos
2 - Marcelo Catalan
3 - Fredy Guerra
Sport Mista
1 – Fama
2 – Zizu
3 – Extrema Bikers Iguana
Sport Master Mista
1 - TDP AKSA
2 – Squalos
3 - Iron AKSA
Sport Masculino
1 - Rio Off Road
2 - Boa Forma
3 - Urso Montanha
Sport Master Masculino
1 - Papaléguas Cocão
2 - Eu Vou com o Advogado Aventureiro
3 - Cocão Bioritmo
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website