Equipes Top10 do RBCA aumentam disputa na Expedição Carcará 2011

Por Redação - 20.Jun.2011

O "sertão de Pedras". Assim é conhecida a região que os atletas inscritos na 23ª Edição da Expedição Carcará vão ter que enfrentar. Debaixo de sol forte ou mesmo sob a chuva, eles contarão com muita precisão na hora de navegar para reduzir os esforços durante subidas e descidas em serras, com vegetação por vezes agressiva e de difícil penetração. Essas dificuldades anunciadas parecem ser apenas um tempero a mais para essas super equipes. Pelo menos 15 delas já garantiram participação, sendo três integrantes do TOP 10 2011 no Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura. O desafio acontece entre 23 a 25/6 e promete ser emocionante.

A prova terá ao todo 210 quilômetros, incluindo cinco modalidades, como mountain bike, trekking, canoagem, pista de orientação e técnicas verticais. Como se não bastasse, os atletas precisarão alternar essas modalidades nada menos que quatorze vezes, uma movimentação que exige preparo físico, espírito de equipe e, principalmente, equilíbrio psicológico para enfrentar calor, frio, fome e dias sem dormir.

Como se trata de uma prova de estratégia, ponto de largada e chegada além da ordem das transições de modalidade e trajeto continuam em segredo absoluto, para evitar o favorecimento de equipes locais. Tudo que se sabe é o ponto de encontro, que será a cidade de Currais Novos, distante 180 quilômetros da capital. Lá acontecerá o chamado 'brieffing', quando a organização distribui e faz comentários sobre o mapa horas antes do início da prova.

Para os organizadores Antônio Souto, o 'Toinho', e Vescio Barreto, a prova tem características e nível semelhantes a outras edições, trazendo como desafio novos percursos, e navegação extremamente difícil. Por esse motivo, apenas atletas de nível avançado podem se inscrever, na categoria "Expedição". Até novembro, para compensar, será realizada uma prova para novatos e intermediários no esporte.

Nordeste disputa o título
Por ter um percurso menor que no ano passado (500km) e menor duração, a Expedição Carcará contará este ano com um número maior de equipes. Até agora, já se inscreveram equipes do Ceará, Alagoas, Pernambuco, e Bahia. A maioria (10 equipes) é do Rio Grande do Norte.

DISTÂNCIAS PROGRAMADAS

Moutain bike - 134 km (3 partes)
Trekking - 58,8 km (6 partes)
Canoagem - 16 quilômetros (2 partes)
Pista de orientação - 200m
Técnicas verticais - 15 metros

CRONOGRAMA

Dia 23/0 - quinta-feira
6h às 9h – Apresentação das equipes - Currais Novos/RN;
6h30 às 9h30 – Conferência da documentação e material obrigatório; entrega dos equipamentos de técnicas verticais;
09h30 às 10h – Entrega dos rádios de comunicação e mapas;
10h – Briefing e entrega dos kits das equipes;
14h00 – Início do deslocamento para o local da largada.
15h00 – Largada da Prova.
Dia 25/6 - sábado
17h – Horário limite para conclusão da prova.
20h – Cerimônia de premiação em Currais Novos/RN

Mais informações: www.expedicaocarcara.com.br


publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais