O a organização do Haka Race realizará durante o feriado de Corpus Christi, a segunda edição de sua prova longa de Mountain Bike, o Haka MTB. A corrida é a única da categoria disputada inteiramente na serra da Mantiqueira e combina características dos grande desafios de Mountain Bike, como a Transrockies, no Canadá e a Cape Épic (África do Sul) com outras, que lembram a mais tradicional prova de ciclismo do mundo, o Tour de France.
Ao longo dos quatro dias de desafio, os ciclistas percorrerão um total 225 quilômetros em trechos de areia, longas subidas e singletracks, sempre diante de paisagens impressionantes como na passagem entre Sapucaí Mirim e São Bento do Sapucaí, de onde é possível avistar a Pedra do Baú. A base do evento será um acampamento em São Bento do Sapucaí onde os competidores ficarão hospedados.
Tour de France
Um dos destaques da prova é o modelo de pontuação, baseado na mais famosa prova de ciclismo do mundo, o Tour de France: vence a prova o atleta ou dupla que cumprir os 225 quilômetros de corrida no menor tempo acumulado nas quatro etapas. Também nos moldes da prova francesa, em que o líder da etapa veste uma camiseta amarela, no Haka MTB, atleta ou dupla que estiver na frente colocará, sobre o capacete, uma touca amarela de identificação – os demais competidores usarão toucas vermelhas e brancas. Todos os dias, após as etapas, será realizada uma cerimônia de entrega do gorro amarelo às 20h no acampamento-base.
O organizador do Haka MTB, Leonardo Barbosa, destaca que diferentemente das provas de corrida de aventura organizadas pelo Haka Race, a corrida de Mountain Bike não terá orientação – leitura de mapas e planilhas. "Todos os caminhos são demarcados, o que facilita a vida dos competidores. A idéia é de que tenhamos uma grande aventura, com trechos técnicos e exigentes do ponto de vista do preparo físico, mas, ao mesmo tempo, com paisagens deslumbrantes".
Campeão Pan-Americano participa da Prova
Um dos destaques do Haka MTB será a participação de Márcio Ravelli, uma lenda do esporte no País. Ravelli tem no currículo um terceiro lugar no campeonato mundial da categoria (no ano passado), um campeonato Pan Americano (2002), dois títulos sul-americanos, oito campeonatos paulistas e 11 brasileiros. Ravelli ainda representou o Brasil na Olimpíada de Atlanta, em 2006. "O Haka MTB é uma prova muito conceituada, da qual tenho ótimas referências. E a região oferece ótimos desafios, com subidas íngremes, single tracks e trechos com pedra e areia. O Haka MTB 'casou' com o tipo de treino de que eu precisava para o mundial, que será disputado em julho".
Dia-a-dia
No primeiro dia (23 de junho), os competidores largam de São Bento, passam por Sapucaí Mirim e retornam à cidade base, num total de 45 quilômetros. Na segunda etapa do desafio, dia 24 de junho, a largada é em Campos do Jordão; os ciclistas e as bikes serão transportados de São Bento até a praça central da cidade, de onde largam em direção a São Bento, percorrendo 75 quilômetros. O terceiro dia tem início na cidade mineira de Gonçalves, com 65 quilômetros até a cidade base. E, na última fase, o percurso mais curto, com 40 quilômetros, largando da praça central de São Bento e retornando ao mesmo ponto.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website