Etapa de abertura do Campeonato Gaúcho de Corrida de Aventura 2012

Por Redação - 29.Feb.2012

Um domingo de sol e temperatura elevada (37°C) marcou a abertura do Campeonato Gaúcho de Corrida de Aventura (CGCA). Estiveram presentes na etapa realizada na cidade de Tramandaí, litoral norte do Rio Grande do Sul, 132 atletas, formando 12 quartetos e 18 duplas na categoria PRÓ (50 Km) e 2 quartetos e 20 duplas na categoria ESPORTE (25 Km).

Desde cedo já se via uma movimentação muito grande dos atletas no local da largada à espera da liberação do mapa que aconteceria às 7h. Com o mapa em mãos e com os PC's e AT's vindo demarcados, os atletas tinham exatamente 30min para plastificarem, fazerem suas anotações, traçarem suas estratégias e rotas. O tempo foi passando, as equipes trabalhando em cima do mapa e 10 min antes da largada, para esquentar ainda mais os corredores, a turma de professores de Educação Física do SESI Verão fez todos os participantes balançarem o esqueleto ao ritmo de um dos hits do verão 2012- “Dança Kuduro”. Galera animada, o tempo passando e chegou a largada.

Na categoria Esporte a prova foi rápida e dinâmica. Os atletas largavam correndo em direção aos PCs 1 e 2, seguindo logo após para o AT 1, onde suas bicicletas os aguardavam. Nesse primeiro trecho, todos seguiam correndo pela praia, cerca de 2,5 km até os PCs e depois retornavam pela praia ou pela área urbana até encontrarem as bicicletas. A partir daí, seguiam 6 km de bicicleta até o AT 2, localizado no Petroclube, às margens da RS 030, onde encontrariam os caiaques. Na modalidade de canoagem, os atletas, remavam 3 km na lagoa do Armazém, em direção a ponte do Camarão, localizada na RS 030, onde ficava o AT 3. Do AT 3 seguiam correndo, em torno de 2 km em direção ao AT 4 para novamente pegar as bicicletas. Montados em suas magrelas, seguiam mais 7 km em busca do PCV 3, (Pc Virtual, uma placa de uma lei do município, localizada a beira do cemitério municipal), e AT 5 localizado na plataforma de pesca, onde deixavam as bicicletas e seguiam mais 2 km, correndo pela praia, em direção a chegada.

A largada da categoria PRÓ se deu na modalidade de pedestrianismo (Corrida/Caminhada), onde as duplas e somente dois integrantes dos quartetos seguiam em direção ao AT 1 para iniciar a canoagem. Os outros dois integrantes dos quartetos, com apenas um pedacinho do mapa, seguiam correndo em direção ao PTO - Ponto de Transição Obrigatório. Após cerca de 2,5 km de corrida pela praia, chegavam no AT 1.

Do AT 1, as duplas seguiam remando 6 km, pela lagoa do Armazém, em direção ao AT 2 e dois integrantes dos quartetos seguiam para o PTO, afim de trocarem de modalidade com seus outros dois companheiros de equipe que já os aguardavam ansiosos. Feito a troca obrigatória, quem remou anteriormente passou a correr e quem correu passou a remar, ambos em direção ao AT 2. No AT 2 iniciava o trecho de MTB, onde percorriam 17 km passando pelo PC 1 e chegando no AT 3. Nesse trecho, de estradas planas e rápidas, com partes mais técnicas, os atletas conseguiam visualizar e passar bem ao lado do Parque Eólico de Osório, aonde seus “cata-ventos” chegam a mais de 150m de altura, algo impressionante de se ver.

Chegando no AT 3, iniciava a parte mais dura e desgastante da prova. Um pedestrianismo de cerca de 16 km por campos e dunas, sempre na companhia do sol e do calor de quase 40°C. Por esse trajeto, os atletas seguiam em direção ao PC 2 e AT 4, segundo trecho de canoagem e ponto de corte da prova. Equipes e duplas que chegassem antes das 13h30min seguiam para a segunda parte da canoagem.

Quem passara após as 13h30min, se deslocava caminhando ou correndo em direção a chegada. Poucas participantes sofreram corte, entre equipe e dupla cerca de 3 ou 4 somente. Ao entrarem na segunda parte da canoagem, a mais difícil, cerca de 9 km em direção ao AT 5, as equipes remavam na Lagoa do Gentil, muito apreciada por praticantes de esportes náuticos. Nesse trecho, existia a possibilidade de ser feita uma portagem, exatamente na ponte do Arroio Camarão, onde seguindo a pé, carregando os caiaques, as equipes e duplas percorreriam cerca de 2 km e se optassem por remar o trecho todo, teriam pela frente ao menos mais 4 a 5 km. Tratando-se de tempo, a melhor opção era a portagem, sem dúvida, porém poucos navegadores perceberam isso, fazendo suas equipes e duplas remarem por todo os 9 km.

Ao chegarem no AT 5, deixavam os caiaques e seguiam por mais 5 km, a pé, em direção ao PC 3, na plataforma de pesca, para finalmente, pelas areias de Tramandaí, se deslocarem em direção a chegada, cruzar o pórtico e assim encerrar os 50 km da etapa de abertura do CGCA 2012

Pró
Quarteto Misto

1º Sal da Terra – (Porto Alegre) 5h47min
2º Servajão Danda Bike II – (N.Hamburgo) 5h58min
3º Trilha Vertical Meridiano – (Mato Leitão/Caxias) 6h

Quarteto Masculina
1º O Resto – (N. Hamburgo) 7h32min
2º G Fox – (Gramado/São Leopoldo) 8h19min

Dupla Mista
1º Tribo-Foo – (Lajeado) 6h40min
2º Thunder-Cats – (N.Hamburgo) 6h42min
3º Akatu – (Caxias do Sul) 6h46min

Dupla Masculina
1º Arco e Flecha Adventure Team – (Gramado) 5h23min
2º Tribo da Corrida – (Igrejinha) 5h44min
3º MIB (Men In Bike) – (Passo Fundo/Chapecó) 5h45min

Esporte
Quarteto Misto

1º Ananás - (Lajeado) 2h15min
2º Sananduva Team – (Sananduva) 2h30min

Dupla Mista
1º Black Aipim Light – (Lajeado) 2h09min
2º Life Adventure – (Passo Fundo) 2h11min
3º Tribodatrilha.com – (PoA/NH) 2h12min

Dupla Masculina
1º Os Muller – (Canoas) 1h39min
2º Itacolomi – (Gravataí) 1h43min
3º Gravatá – (Gravataí) 1h43min

Mais informações: www.cgca.esp.br

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais