O circuito Haka Race 2012 abriu sua temporada neste final de semana em Ribeirão Pires, cidade a cerca de 60 quilômetros de São Paulo.
E com o bom trabalho realizado nos últimos anos, o evento vêm atraindo cada vez mais participantes. Desta vez , 412 participantes largaram da SEJEL – Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, com a categoria Sport (duplas) e Pró (quartetos, duplas e solos). No domingo, mais 50 pessoas fizeram parte do mini-race, voltado para iniciantes e com percurso de 15 quilômetros.
A etapa marcou o início da participação dos quartetos no circuito Haka Race, formação que era permitida apenas na prova de expedição realizada anualmente e com percurso mais longo. Isso pode estimular a formação de novos quartetos e/ou permitir que eles treinem para a prova de expedição, que este ano terá 200 quilômetros e acontecerá em novembro.
A prova foi marcada por uma navegação mais exigente em relação a outras etapas, tanto na categoria Pro quanto na Sport. Para a Pro, muitas equipes “bateram cabeça” para chegar no PC do rapel, um dos pontos altos da corrida.
Com a opção estratégica de fazer ou não o rapel – e em troca ter que buscar um posto de controle a mais – torna difícil saber quem está na frente. Só quando as equipes cruzam a linha de chegada conseguimos saber quem foi a campeã em cada categoria e formação.
Quem abriu o ranking dos quartetos na primeira posição foi a Guanacos / AKSA, que tem obtido bons resultados em todas as provas que participam. A Enigma/Selva Aventura, correndo com duas mulheres (Bia Granziera e Marilia Santos) conquistou a segunda colocação e a Selva Kailash completou o pódium.
O grupo de treinamento AKSA garantiu também o primeiro lugar entre as duplas mistas e o segundo, nas duplas masculinas – ambas com o mesmo nome do grupo.
Com poucas provas em seu Estado, a etapa Ribeirão Pires recebeu muitos atletas cariocas. Inclusive ficaram com o título nas duplas masculinas com a equipe Rio Off Road, liderada por Guilherme Figueiredo. Em 2011, Guilherme foi campeão com seu filho na categoria Sport, mas desta vez fez uma dupla "de peso" - ou melhor "de força" - com Chico Santos na categoria Pró.
Nos quartetos os cariocas foram representados pela Banco BVA/Azimute e na Solo, Diogo de Sordi e Alexandre Ferreira Salgado. Na categoria Sport, participação pela primeira vez do casal Elinia Lopes e Bruno D. dos Santos numa corrida de aventura, com a equipe Gaia."A experiencia foi muito prazerosa, amei participar! Estava bem ansiosa...mas o astral da prova foi show!!", disse Elinia. "A adrenalina, o desafio da competição e o contato com a natureza foi o que mais me atraiu nesse tipo de atividade. Vencer seus limites é uma sensação muito boa."
Elinia comentou ainda sobre as poucas provas no Rio de Janeiro. "Conhecer novos lugares também é uma atração a mais. Quem sabe, mais para frente tenham mais provas aqui. Assim poderão conhecer um pouco mais do Rio, que com certeza possui belos lugares para a prática desse tipo de prova!!"
Sobre a corrida, o organizador Leonardo Barbosa, "Com certeza as equipes com os melhores navegadores se destacaram, principalmente na categoria Pró. No balanço geral, esta primeira etapa mostra que o Haka vêm com força total para se destacar no calendário brasileiro de provas de aventura."
A próxima etapa acontece nos dias 05 e 06 de maio em local a ser divulgado em breve.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website