O UTMB - Ultra-Trail du Mont-Blanc - reúne anualmente trail runners de todo o mundo dispostos a percorrer uma das mais belas regiões do mundo. O evento é dividido em 5 corridas com distâncias e percursos distintos - UTMB, CCC, TDS, OCC e PTL.
Considerando todos os eventos juntos (total de 9.223 corredores - 87 países), os franceses formam o maior contingente com aproximadamente 40% dos corredores, porcentagem bem próxima do encontrado se considerarmos os eventos separadamente.
Em segundo lugar está a Espanha (10,20%) seguida da Itália (9,27%), Reino Unido (5,89%) e, vindo de longe da Europa, o Japão (3,19%), que vêm se destacando há muito tempo em número de participantes. A realização do Ultra-Trail Mt Fuji foi provavelmente um caminho natural e certeiro no marketing e no lado comercial.
E se o Reino Unido fosse desmembrado e considerado os países separadamente, essa classificação seria um pouco diferente.
O Brasil se encontra na 17ª colocação, com 93 participantes divididos da seguinte maneira:
- UTMB - 12 corredores
- CCC - 26 corredores
- TDS - 18 corredores
- OCC - 36 corredores
- PTL - 1 dupla
Logo abaixo, na 18ª colocação, temos nosso pais vizinho Argentina com 77 participantes. Apesar do número geral menor, os argentinos terão mais que o dobro de corredores na corrida UTMB. Serão 29 na principal prova do evento:
- UTMB - 29 corredores
- CCC - 19 corredores
- TDS - 9 corredores
- OCC - 20 corredores
Em relação ao gênero, o sexo masculino representa aproximadamente 90% no UTMB, TDS e PTL, com um aumento da porcentagem de mulheres no CCC (14,64%) e OCC (25,15%), sendo este a maior participação do público feminino.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website