Ultra Trail Vall d'Àneu: a etapa indomável da Alpinultras 2017 nos Pirineos Catalão

Por Redação - 27 Jul 2017 - 09h28

Popularmente conhecida como "a indomavel" pela sua dificuldade técnica e paisagem intocada, a Ultra Valls d'Àneu (UTVA) é uma corrida com personalidade extrema, perfeita para os corredores de montanha experiêntes. O percurso principal possui 96 quilômetros e 7.200m de ganho positivo, com inicio no sábado 29 às 00h00 e se encaixa perfeitamente na filosofia do circuito Alpinultras de travessias únicas organizadas por equipes locais.

ultra_trail_vallsdaneu_2016
© Toni Galitó

O circuito 2017, patrocinado pela Raidlight, teve início em maio na cadeia de montanhas Picos de Europa com o Desafio El Cainejo 52K/d+5.200m, considerado pela ITRA como a Ultra mais difícil da Espanha. Os corredores alpinos partem agora para a segunda etapa nos belos e selvagens Pirineos Catalãs em julho e entao, seguem para o centro dos Pirineos em Aragon para o Ultra Canfranc 100K, passando por três estações de esqui. A temporada será encerrada da Ilha de Arran com a Ultra Trail Scotland.

O evento receberá 600 corredores, dos quais apenas 150 foram aceitos para os 96 Km. Eles terão 30 horas para completar o percurso que passa pelos Parc National d'Aigüestortes i Estany de Sant Maurici e Parc Natural de l'Alt Pirineu.

Destes 150 atletas, 19 são mulheres. Isso significa 13% dos participantes e representa uma grande percentagem comparada a média de 10% encontrada em outras provas semelhantes como a TDS em Chamonix. Além disso, mulheres não estão apenas participando cada vez mais de provas de montanhas mais exigentes, mas também está se tornando mais frequente estarem entre os 10 primeiros colocados.

Entre as favoritas da #AneuAlpinultras 2017 está a norte americada Hillary Allen no topo da lista, após conquistar o segundo lugar ano passado e o terceiro lugar na Transvulcania 2017. O grupo se completa com nomes de respeito que vao de Aiztiber Osinalde a Sara Codina, além das francesas Valerie Laffite e Celine Ringeval e as locais Catalina Tina Bes, Marta Batalla e Gema Avelli.

Entre os nomes os principais nomes de destaque são Toti Bes, Jaume Folguera, Genís Zapater,  Isaac Riera e Carlos Bartrina.

Além da UTVA, o festival se completa com a 53km Cursa de Resistencia Valls d´ Aneu (CRVA) e a 21k Marxa Popular Valls d'Àneu (MRVA).

·  Facebook: https://www.facebook.com/Alpinultras/
·  Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCr9wFyjne1IFr60guZPGXmg

Redação
Por Redação
27 Jul 2017 - 09h28 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais