Genis Zapater e Alberto Vinagre compartem vitoria na Ultra Trail Valls d'Àneu

Por Sergio Mayayo - 02 Ago 2017 - 07h48

Os catalãs Genis Zapater e Alberto Vinagre e Cristina Bes foram os vencedores da Ultra Trail Valls d'Àneu de 96 Km e 7.200 metros de desnivel positivo, evento realizado em Esterri d'Àneu em uma jornada que aconteceu sob uma clima agradável.

Aneualpinultras_2017

Um totoal de 157 corredores largaram na prova que passa pelos parque nacionais Alt Pirineu e Aigüestortes i Estany de Sant Maurici. O próprio diretor Ramón Villuendas explicou no briefing técnico que com o novo traçado do percurso "não se buscou uma corrida mais dura, mas sim uma mais bonita". Também indicou em várias ocasiões a recomendação para os corredores "levantarem a cabeça e apreciar a tremenda paisagem à frente dos seus olhos." O último trecho da corrida (30 Kms) é uma região de treinamento utilizada pelo diretor.

No primeiro posto de controle, Genis Zapater, Alberto Vinagre e Emili Rafecas chegaram juntos após 1h26 com apenas 2 minutos de diferença do grupo de corredores seguintes, formado por Emili Rafecas e Alex Coromina, entre outros. As corredoras Celine Ringeval e Tina Bes passaram por este ponto após 1h45, seguidas por Aitziber Osinalde.

Depois de correr durante toda a noite, Genis Zapater chegou em Port de la Banaigua (Km 40) como lider absoluto não apenas pela vantagem, mas também pela postura no abastecimento, fazendo piadas com sua equipe de apoio. Alberto Vinagre chegou 16 minutos depois com Iñigo Oñate muito próximo. O duelo se manteve durante os primeiro dois terços da corrida.

Tina Bes chegou em primeiro lugar entre as mulheres, sorridente e desfrutando do duro percurso. Vinte minutos depois chegou Aitziber Osinalde com problemas estomacais que a faria abandonar 2 quilômetros depois. Com isso, a francesa Valérie Lafitte passou à segunda colocação.

Enquanto Genis Zapater mantinha a liderança, 25 minutos depois a briga estava entre Alberto Vinagre e Iñigo Oñate. Alberto comentava que seu concorrente ia muito forte na subida, mas que conseguia ganhar tempo na descida. Ambos tiveram checagem surpresa de equipamentos por parte dos árbitros da FEEC e não tiveram nenhum incidência.

Quando todos achavam que Genis Zapater tinha a vitória garantida na chegada em Esterri d'Aneu, Alberto Vinagre apareceu lado a lado no último tiro para cruzar a linha de chegada, mas este diminuiu um pouco o ritmo para permitir que Genis chegasse na frente, em um gesto elegantíssimo.

Em declarações pós-prova, indicou que Genis havia sido o líder absoluto durante 93-94 quilômetros e decidiu reconhece isso. Da sua parte, Genis, com os pés bastante machucados, agradeceu publicamente o gesto em frente ao público. Ao final a cronometragem oficial outorgou a ambos o mesmo tempo e assim os árbitros declararam ambos campeões.

A próxima etapa da Alpinultras será em 07 de setembro em Canfranc-Canfranc (100Km/8.848m+) e o circuito se encerra da ilha escocesa Arran, com a Ultra Scotland 72kms y 5000m+.

Sergio Mayayo
Por Sergio Mayayo
02 Ago 2017 - 07h48 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais